MUDOU PARA

MUDOU PARA
www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/
www.ralphlichotti.blogspot.com/

domingo, 8 de julho de 2007

AS DUAS CARTAS ABERTAS QUE MUDARAM O PT DE ITAPERUNA







CARTA ABERTA DE AOS MEUS AMIGOS PETISTAS DE ITAPERUNA
17 de agosto de 2009.

Prezados Companheiros,

Considerando os termos do arts. 3º, IV e 5º, especialmente, VI, IX, XIII e XIV da C.F./88, que nos asseguram o direito de:

a) PENSAR (liberdade de consciência);
b) EXPOR NOSSAS IDÉIAS (liberdade intelectual e científica);
c) AJUDAR OS QUE QUEREM SER AJUDADOS (liberdade de trabalhar ou fornecer informações à sociedade);
d) NÃO SERMOS DISCRIMINADOS POR ISSO (liberdade e igualdade perante a lei, sem discriminações).

Venho, por meio desta, expressar a minha preocupação e o meu inconformismo com as atitudes que vem sendo adotadas por alguns membros do Partido dos Trabalhadores de Itaperuna, no que tange a construção democrática de um projeto efetivamente popular e de esquerda para Itaperuna.

Eu tive firme convicção que uma outra Itaperuna seria possível e que o PT no governo daria exemplos de ética, de transparência e de lisura.

E, usando dois jargões populares, “eu nunca fugi da raia” e “sempre pus a minha cara pra bater”. Filiado e militante do Partido dos Trabalhadores há mais de uma década. Como advogado e membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, sempre defendi os ideais socialistas do meu Partido e meus, fazendo oposição aos governos anteriores. Não tive medo, nesta Itaperuna conservadora, de expor as minhas convicções políticas contrárias à maioria das pessoas com quem convivo.

Em 2004 quando era Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UNIG e da OAB JOVEM, levantei a bandeira da oposição, coordenei várias campanhas e vários movimentos culturais, jurídicos e políticos em prol da cidadania, mas depois de perder a eleição, fui perseguido, ameaçado, e diante disso, recém formado fui morar e estabelecer-me profissionalmente na Capital.

Mas nunca perdi minha raiz, em 2008 ajudei a retomar o Partido da Direita, lutando da forma que pude pela aliança e pela vitória do Claudão – Prefeito / Paulada – Vice; sempre agindo em grupo, conseguimos, adesão de várias pessoas importantes como as dos Ministros Edson Santos e Carlos Minc. Ajudei, inclusive, com atos judiciais importantes, como o que barrou a carreata na véspera da Eleição e o pedido de busca a apreensão nos computadores do Hotel Caiçara.

Mas infelizmente depois da eleição, talvez deslumbrados com o poder, alguns membros do Partido esqueceram do grupo e dos ensinamentos de Lênim “Os homens passam e as instituições permanecem!”, e estão agindo como donos do PT, e num ato de arbitrariedade não enviaram as fichas dos novos filiados ao Diretório Nacional dentro prazo, ademais, não prestam conta de nada, inclusive das contribuições Partidárias obrigatórias que poderiam estar sendo usadas para, por exemplo, alugar uma Sede para o PT, com tudo isso, já existe até boatos de corrupção e nepotismo.

            A unidade fez a força na eleição, mas desde posse do Claudão, o Partido não faz uma reunião oficial, acabou-se o diálogo, o Presidente manda e quem tiver juízo ou quiser uma boquinha, tem que obedecer e como eu nunca tive juízo ou boquinha, como membro da Executiva Municipal, não aceito esta situação de desrespeito ao estatuto do PT e coloco o meu nome a disposição do Partido para o cargo de Presidente nas Eleições Internas do PT - PED em novembro.

E diante disso, desde já assumo o compromisso público de:

·   Respeitar o Estatuto do Partido, o Princípio da Igualdade e o Princípio da Participação Democrática;

·   Construir uma Sede para o PT municipal;

·   Consagrar a adesão livre, e a gestão democrática com predominância da pessoa sobre o capital, e a ajuda mútua;

·   Organizar o Partido, com reuniões semanais da Executiva e mensais do Diretório e filiados, sempre a observância dos princípios de ordem ética e moral;

·   Buscar fortalecer o Projeto de candidatura própria para 2010 e 2012, junto a demais setores democráticos populares, e principalmente;

·   Fortalecer o PT e criar um Programa Popular de Esquerda para o Município e Estado, rediscutindo nosso papel e nossa efetiva participação no Governo.

Por conseguinte, destaco que faço parte do Coletivo Estadual UNINDO FORÇAS, que defende a Eleição de Lourival Casula para Presidente Estadual do PT, Lindbergh Farias para Governador, e junto com Movimento PT, Articulação de Esquerda, Socialismo é Luta, e setores da CNB, a construção do PROJETO POPULAR DE ESQUERDA para o Estado do Rio de Janeiro, mas respeito às convicções, a independência e autonomia de todos filiados, que se sujeitam ao Estatuto do Partido, que não vem sendo obedecido.

Neste sentido, e rendendo a tais valores, convido a todos a participarem desde Movimento, pois chegou hora de unirmos nossas forças e chutarmos a porta da intolerância. Trabalhadores de Itaperuna, uni-vos!

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2009.


RALPH ANZOLIN LICHOTE
FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO



*MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL D MAIS CULTURA QUE CIRCULA NA REGIÃO NOROESTE
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


UM CHOQUE DE ORDEM NO PT DE ITAPERUNA


          Incrível! Mas depois da CARTA ABERTA AOS PETISTAS DE ITAPERUNA, publicada na última edição desse jornal, estão tentado impugnar a candidatura do meu neto, por ele ter dito a verdade, mas parece que acabou o Café da manhã no McDonald's de alguns dirigentes de meu partido, parece que acabou aquela vida mansa de short e chinelo de dedo no melhor hotel 5 estrela de Brasília, pois agora a 2 meses da Convenção do Partido dos Trabalhadores, querem fazer tudo o que não fizeram em 10 meses de boquinha no governo.


Mas acredito, e, por isso, incentivei meu neto voltar pra Itaperuna e lutar contra isso, pois ainda acredito que o PT não é uma partida de futebol onde acontece de um time jogar mal o jogo todo e aos 48 minutos do segundo tempo fazer um gol e ganhar a partida. Pois, apesar da presença coincidente de mercenários e mercadores que todos conhecemos, os militantes do PT têm em sua grande maioria alfabetizados políticos, que não se deixam enganar pelas práticas eleitoreiras que o atual CARTOLA do PT, vem tristemente usando; práticas geralmente usadas pelos reacionários da direita, como nepotismo e assistencialismo barato.


Mas sou Petista a moda antiga! E acredito no PT que veste a camisa suada da militância, aquela que com uma estrela no peito lembra suor e luta.  Para mim o resto é cartolagem, dirigente sem time, sem, estrela ou paixão.


E por falar nisso, o candidato a eterno CARTOLA do PT e seus pupilos, se quisessem fazer algo pelo PT de Itaperuna, deveriam ter largado o proselitismo assistencialista e se dedicado à base e à militância do PT, e não ser apenas um CARTOLA de ocasião, vassalos de governo.


Sr. CARTOLA do PT, você fez a mesma faculdade que meu neto, será que não te ensinaram que empregar parentes, como a esposa e a irmã, sócio, etc ... é nepotismo?! Tem famílias quase inteiras de pessoas ligadas ao senhor, com boquinha na Prefeitura. Trata-se de algo legal na sua opinião? Enquanto pessoas que militam no partido há mais de 20 anos estão passando necessidade por terem sido perseguidas durante toda a vida. Porque nas reuniões da Executiva do Partido, não contestaram isso? SIM É nepotismo!!!!! Ou, melhor dizendo: porque não são realizadas reuniões da Executiva há mais de 8 meses se teriam que ser realizadas pelo menos uma vez por mês.


Aliás, se o CARTOLA do PT quiser fazer algo pelo PT de Itaperuna, que comece retirando a sua candidatura já impugnada, pois é a coisa mais honesta que ele pode fazer. O cara parece predador, não tem raiz no movimento social da cidade, nunca participou de uma entidade de base, antes de se tornar um burocrata da Prefeitura. Ademais, se ele quiser pode continuar onde está, só luto e quero a estrela de volta no peito da militância.


Obrigar aos petistas empregados a pagar as contribuições Partidárias obrigatórias de sete meses em um dia é no mínimo imoral; Oferecer cargos e gentilezas à militância a dois meses da eleição é no mínimo imoral. Nem cabem mais pontos de exclamação. As atitudes exclamam por si só. Sem contar que corre o risco do Ministério Público intervir se comprovada a ilegalidade na distribuição de cargos e RPAs. Isso é falta na área, é pênalti! Cartão vermelho.


Por essas e outras que ninguém mais engole aprendiz de feiticeiro. O que o PT de Itaperuna está precisando com urgência é de honestidade, ética e dedicação, um verdadeiro choque de ordem. Ou melhor, restabelecimento da democracia interna do Partido, respeito a autonomia do filiado, integração com os movimentos sociais, a reestruturação dos núcleos de base e o compromisso com o patrimônio ético e moral acumulado nos 29 anos do Partido dos Trabalhadores.


“E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?”...


Ou temos o jogo da cartolagem, ou temos o show de bola dos militantes de base do PT. COM QUEM ESTÁ A VERDADE?


O candidato apressadinho para botar as coisas em dia no PT, devia abandonar a propaganda enganosa e se unir com humildade à militância petista nas ruas da cidade. Porque se puder ouvir, descobrirá que a militância deseja participar e dar sua opinião, contribuir para um PROJETO POPULAR DE ESQUERDA e construir um Itaperuna melhor, e não só ocupar cargos no governo.


Antes de ocuparmos cargos no governo tínhamos uma sede lembra. Cadê a Sede do PT? Cadê as novas lideranças para o partido poder enfim alcançar a tão sonhada legenda e eleger um petista? Antes de ocuparmos cargos no governo tínhamos reuniões lembra. Cadê o quorum das reuniões mensais? Antes de ocuparmos cargos no governo tínhamos um ideal lembra. Cadê o Orçamento Participativo? Cadê a prestação de contas? O que o PT faz no governo?  O que nossos dois Secretários fazem tanto em Brasília e com Sergio Cabral e com o Deputados do PMDB, que não pode ser compartilhado ao Partido? Uni-vos, militantes! “RALPH PRESIDENTE!”.


NAIR ALMEIDA ANZOLIN
filiada do PT a mais de 5 anos

*MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL D MAIS CULTURA QUE CIRCULA EM ITAPERUNA E NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

2 comentários:

  1. Depois que esta carta foi publicada tive minha candidatura a presidente do PT de Itaperuna impugnada de forma vexatória, substitui minha candidatura pela candidatura da dona josepha e juntos vencemos as eleições do PT de Itaperuna.

    Obs.: Estou ajuizando ação de danos em face do PT estadual considerando que diversos candidatos tiveram matérias em jornal e nenhum deles foi punido.

    ResponderExcluir
  2. O RESULTADO DO PED (Processo de Eleição Direta do PT) EM ITAPERUNA
    Número de Filiados 365

    Votaram 210

    Presidente Nacional:

    Marcos Sokol 5
    Iriny 64
    Zé Eduardo Cardoso 6
    Geraldo Magela 3
    Zé Eduardo Dutra 84
    Serge Goulart 4
    Brancos 42
    Nulos 2
    Total 210

    Chapa Nacional:
    Terra Trab. E Soberania 1
    Esquerda Socialista 56
    Mensagem 3
    Movimento para Todos 2
    Partido para Todos 7
    O Partido que Muda o Brasil 87
    Virar a Esquerda 2
    Brancos 50
    Nulos 2
    Total 210

    Presidente Estadual
    Tafarel 38
    Lourival Casula 76
    Luis Sérgio 60
    Brancos 32
    Nulos 4
    Total 210

    Chapa Estadual:
    Lindiberg Governador 8
    Esquerda Socialista 58
    Ética Democracia e Socialismo 1
    Mensagem ao PT - voz Ativa 1
    Opção Popular 1
    Movimento Ousadia e Luta 1
    Um Partido que Vai Mudar o Rio 64
    Forum CBN 16
    Rumo Certo 4
    Um Partido Para Todos 3
    Em Defesa do PT p/ Todos 2
    Brancos 47
    Nulos 4
    Total 210

    Presidente Municipal:
    Tiago 98
    Josefa 104
    Brancos 6
    Nulos 3
    Total 210

    Chapa Municipal:
    Partido no Rumo Certo 87
    Um Partido Para Todos 84
    Contr. uma Nova Itaperuna c/ Ética 20
    Brancos 17
    Nulos 2
    Total 210

    Paulo Roberto Pereira Gomes

    ResponderExcluir