MUDOU PARA

MUDOU PARA
www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/
www.ralphlichotti.blogspot.com/

domingo, 20 de dezembro de 2009

COMO ALGUNS PREGADORES TRABALHAM PARA LAVAR A SUA MENTE


      Se você desejar ver um pregador em ação, há provavelmente vários em sua cidade. Vá para a igreja e sente-se acerca de três-quartos da distância ao fundo. Muito provavelmente uma música repetitiva será tocada enquanto o povo vem para o serviço. Uma batida repetitiva, idealmente na faixa de 45 a 72 batidas por minuto (um ritmo próximo às batidas do coração humano) é muito hipnótica e pode gerar um estado alterado de consciência, com olhos abertos, em uma grande porcentagem das pessoas. E, uma vez você esteja em um ritmo alfa, você está pelo menos 25 vezes mais sugestionável do que você estaria, em um ritmo beta, de plena consciência. A música é provavelmente a mesma para cada serviço, ou incorpora a mesma batida, e muitas das pessoas irão para um estado alterado de consciência quase imediatamente após entrarem no santuário. Subconscientemente, eles recordam o estado mental quando em serviços religiosos anteriores, e respondem de acordo com a programação pós-hipnótica.


            Observe as pessoas esperando pelo início do serviço religioso. Muitas exibirão sinais exteriores de transe - corpo relaxado e olhos ligeiramente dilatados. Freqüentemente, eles começam a agitar as mãos para diante e para trás no ar, enquanto estão sentadas em suas cadeiras. A seguir, o pastor assistente muito provavelmente virá, e falará usualmente com uma simpática "voz ritmada". Uma "voz ritmada" é um estilo padronizado, pausado, usado por hipnotizadores quando estão induzindo um transe. É também usado por muitos advogados, vários dos quais são altamente treinados hipnólogos, quando desejam fixar um ponto firmemente na mente dos jurados. Uma voz ritmada pode soar como se o locutor estivesse conversando ao ritmo de um metrônomo, ou pode soar como se ele estivesse enfatizando cada palavra em um estilo monótono e padronizado. As palavras serão usualmente emitidas em um ritmo de 45 a 60 batidas por minuto, maximizando o efeito hipnótico.


            Agora, o pastor assistente começa o processo de "acumulação". Ele induz um estado alterado de consciência e/ou começa a criar excitação e expectativas na audiência. A seguir, um grupo de jovens mulheres vestidas em longos vestidos brancos que lhes dão um ar de pureza, vêm e iniciam um canto. Cantos evangélicos são o máximo, para se conseguir excitação e envolvimento. No meio do canto, uma das garotas pode ser "golpeada por um espírito" e cai, ou reage como se estivesse possuída pelo Espírito Santo. Isso efetivamente aumenta a excitação na sala. Nesse ponto, hipnose e táticas de conversão estão sendo misturadas e o resultado é que toda a atenção da audiência está agora tomada, enquanto o ambiente torna-se cada vez mais tenso e excitado.


            Exatamente nesse momento, quando a indução ao estado mental alfa foi conseguida em massa, eles irão passar o prato ou cesta de coleta. Ao fundo, em uma voz ritmada a 45 batidas por minuto, o pregador assistente poderá exortar, "dê ao Senhor...dê ao Senhor...dê ao Senhor...dê ao Senhor". E a audiência dá. Deus pode não obter o dinheiro, mas seu já rico representante, sim.


          A seguir, vem o pregador fogo-e-enxôfre. Ele induz medo e aumenta a tensão falando sobre "o demônio", "ir para o inferno", e sobre o Apocalipse próximo -- o poder da sugestão hipnótica em centenas de pessoas assegura que entre 10 a 25 por cento verão o que quer que lhes seja sugerido ver.


     Na maioria das assembléias, "depoimentos" ou "testemunhos" usualmente segue-se ao sermão amedrontador. Pessoas da audiência virão ao palco relatar as suas histórias. "Eu estava aleijado e agora posso caminhar!". "Eu tinha artrite e ela se foi!". Essa é uma manipulação psicológica que funciona. Depois de ouvir numerosos casos de curas milagrosas, a pessoa comum na audiência com um problema menor está certa de que ela pode ser curada. A sala está carregada de medo, culpa e intensa expectativa e excitação.


            Agora, aqueles que querem ser curados são freqüentemente alinhados ao redor da sala, ou lhes é dito para vir à frente. O pregador pode tocá-los na cabeça e gritar "esteja curado!". Isso libera a energia psíquica, e, para muitos, resulta a Catarse. Catarse é a purgação de emoções reprimidas. Indivíduos podem gritar, cair ou mesmo entrar em espasmos. E se a catarse é conseguida, eles possuem uma chance de serem curados. Na catarse (uma das três fases cerebrais anteriormente mencionadas), a lousa do cérebro é temporariamente apagada e novas sugestões são aceitas.


            Para alguns, a cura pode ser permanente. Para muitos, irá durar de quatro dias a uma semana, que é, incidentalmente, o tempo que dura normalmente uma sugestão hipnótica dada a uma pessoa. Mesmo que a cura não dure, se eles voltarem na semana seguinte, o poder da sugestão pode continuamente fazer ignorar o problema... ou, algumas vezes, lamentavelmente, pode mascarar um problema físico que pode se mostrar prejudicial ao indivíduo, em longo prazo.


            Eu não estou dizendo que curas legítimas não aconteçam. Acontecem. Pode ser que o indivíduo estava pronto para largar a negatividade que causou o problema em primeiro lugar; pode ser obra de Deus. Mas afirmo que isso pode ser explicado com o conhecimento existente acerca das funções cérebro/mente.


            As técnicas e encenações variarão de igreja para igreja. Muitos usam "falar línguas" para gerar a catarse em alguns, enquanto o espetáculo cria intensa excitação nos observadores.

            O uso de técnicas hipnóticas por religiões é sofisticado, e profissionais asseguram que elas tornaram-se ainda mais efetivas.



            Som potente e o uso apropriado de iluminação são de importância primária em induzir estados alterados de consciência.


DIVULGUE NO ORKUT – CLICK ________


3 comentários:

  1. A PSICOLOGIA E PARAPSICOLOGIA SÃO RAMOS DA FILOSOFIA QUE TRATAM DO ASSUNTO. DE FATO MUITA COISA ACONTECE EM DIVERSAS SEITAS. PORÉM, NAS IGREJAS TRADICIONAIS SÉRIAS ISSO É POUCO COMUM. ALI SE EXERCITAM RITUAIS QUE APROXIMAM O HOMEM E A MULHER À DIVINDADE SUPREMA. CONTUDO, A MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA OCORRE COM FREQUÊNCIA NAS PROPAGANDAS DE BEBIDAS E CIGARROS, ALIANDO AS MESMAS MULHERES NUAS OU SEMINUAS OU, EM OUTROS CASOS, HERÓIS DESPORTISTAS PARA VENDEREM CIGARROS, TRAFICAREM DINHEIRO AOS APOSENTADOS ETC. SÃO QUESTÕES QUE FICAM NO CONSCIENTE E NO INCONSCIENTE! NO LIVRO "LIÇÕES DO MESTRE", DE GEORGE STEINER, JUDEU, ELE QUESTIONA: "O QUE AUTORIZA UM HOMEM (PROFESSOR) A ENSINAR OUTRA PESSOA, GERALMENTE CÉREBROS "VIRGENS"? O PROFESSOR PODE MANIPULAR SEUS DISCÍPULOS A SEU BEL PRAZER. ISTO ESTÁ OCORRENDO MUITO EM NOSSAS UNIVERSIDADES, ONDE "PROFESSORES" AGNÓSTICOS MANIPULAM MENTES PARA DESVIRGINAR, V.G., A IDÉIA DA EXISTÊNCIA DE DEUS! É A OUTRA FACE DA MOEDA!
    POR ISSO, PREGO A CRÍTICA EM TODOS OS SETORES DO CONHECIMENTO, ATÉ PORQUE ESTE É LIMITADO, É FINITO. O RESTO SÓ NOS É CONCEDIDO PELA REVELAÇÃO QUE, PORTANTO, ESTÁ ACIMA DE NOSSOS HUMILDES "CONHECIMENTOS".
    O EMBATE FÉ X CIÊNCIA NA VERDADE NÃO EXISTE NA ESSÊNCIA. A PRÓPRIA IGREJA CATÓLICA JÁ ADMITE, COM RESTRIÇÕES, A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES. UMA NÃO ANULA A OUTRA, PELO CONTRÁRIO, SE COMPLETAM! NOSSO CONHECIMENTO DIANTE DO UNIVERSO PODE SER COMPARADO AO CONHECIMENTO DE UMA FORMIGA E O DO HOMEM, O QUAL PODE ENTENDER COM SUA INTELIGENCIA E CIÊNCIA A FORMIGA, MAS ESTA JAMAIS ENTENDERÁ O HOMEM! PEÇO VENIA PELAS DIVAGAÇÕES FILOSÓFICO-RELIGIOSAS, MAS É O QUE APRENDI DAS MEDITAÇÕES QUE ORA FAÇO. PARA DESCONTRAIR: LEMBRA DA HISTÓRIA DO "RESPEITA JANUÁRIO"? ACHO QUE AQUELES COMPANHEIROS AINDA NÃO ASSIMILARAM ! COITADOS! TERÃO QUE APRENDER A TOCAR O BAIÃO NA SANFONA DE OITO BAIXOS! DE LAERCIO ANDRADE DE SOUZA

    PS: DESEJO A VOCÊ, LAÍS E FAMÍLIA UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, CHEIO DE REFLEXÕES.

    ResponderExcluir
  2. Ralph, meu parabéns pelo Weblog; que tenha sucesso - eu gostei tanto do artigo sobre as "técnicas" dos "pregadores" que o salvei na pen-drive e o lerei outras vezes; é material muito útil e proveitoso.

    Já que você embalou nessa de "Ralph's World", vou contar uma piadinha:

    Certa vez eu fui ao Sílvio Santos levar um cachorro que sabe falar; só que na primeira triagem, o Roque mandou o cachorro falar nos bastidores, antes de subir para o palco. Eu dei o comando: Saddan, fala o nome de um dos seus amigos, mas o cachorro só fez ralf, e o Roque me expulsou do estúdio.

    Lá fora o Saddan me pediu desculpa pelo vexame, dizendo "Banks, eu não devia ter falado o nome do Ralph, devia ter dito o do Leandro".

    Eduardo Banks

    eduardobanks@gmail.com

    2009/12/22

    ResponderExcluir
  3. vc é um cara inteligente , porém é mais um formador de opniões. Seu partido que vc tanto idolatra em seu blog tem ideologias marxistas e que tentou formar uma nação sob o dominio de uma sociedade voltada para o povo.Historicamente vc se esqueceu dos meios utilizadospara que os fins pudessem ser aprovados , vc ñ quer que eu poste tudo aqui né?è muito lixo para ser expelido,os pregadores do marxismo ,que levantaram suas bandeiras vermelhas e lavaram as mentes jovens russas, e que muitos destes jovensinseridos pela mentira , mataram seus pais e parentes mais proximos em nome de uma sociedade vermelha , veja o resultado , Graças à DEUS que vc tanto parece desprezar , levantou um ser humano que abriu a mente russa para a libertação e o povo russo pode hoje vivenciar e respirar sem o domonio terrivel dos vermelhos marxistas a glasnot e a perestroika trouxeram um alento a esta nação tão sofrida, vc acha que cristõs ñ tem liberdade para pensar pense nesta frase de Jesus , o Cristo: Se o FILHO vos LIbertar , verdadeiramente sereis livre!

    ResponderExcluir