MUDOU PARA

MUDOU PARA
www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/
www.ralphlichotti.blogspot.com/

sábado, 26 de junho de 2010

Os 10 Mandamentos para o sucesso de um empreendedor

Assumir riscos
Essa é uma das qualidades mais importantes do empreendedor. Arriscar significa aqui coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo caminho e de buscar as melhores oportunidades, com autodeterminação e otimismo.
Identificar oportunidades
Empreendedores que conseguem se estabelecer no mercado estão atentos e percebem no momento certo as oportunidades que surgem. Conseguem reunir as condições necessárias para a realização de um bom negócio. Ser um indivíduo curioso e atento a informações, já que as oportunidades aumentam quando estamos bem informados.
Conhecimento
Preparar-e com cursos, livros e material didático é uma iniciativa comum dos empresários que dão certo. Quanto mais conhecimento sobre o ramo do negócio, maior a sua chance de êxito. As informações podem ser adquiridas na prática, em publicações especializadas, centros de ensino ou em conversas com pessoas que administram o mesmo tipo de empreendimento. O importante é se capacitar.
Organização
Senso de organização é essencial. Principalmente na fase inicial do empreendimento, a desorganização compromete o funcionamento e o desempenho do negócio. Ser capaz de utilizar diferentes recursos ao mesmo tempo de maneira eficiente é o objetivo.
Tomar decisões
O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de tomar a decisão certa. Segundo Dornelas, para isso é preciso seguir quatro passos: “levantamento de informações, análise da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada.”
Liderança
Liderar é saber definir objetivos e tarefas, organizar os métodos e procedimentos práticos, estimular as pessoas no rumo das metas a serem alcançadas e favorecer relações positivas dentro da equipe de trabalho. O homem de negócios está constantemente fazendo contatos, seja com clientes, fornecedores ou empregados.
Independência
Além de tudo isso, é importante também ter um certo grau de independência, abrir seus próprios caminhos e habilidade para ser seu próprio patrão. “O empreendedor deve ser livre, evitando protecionismos que, mais tarde, possam se transformar em obstáculos aos negócios”.
Dinamismo
Manter-se dinâmico e cultivar um certo inconformismo diante da rotina é um dos lemas que devem nortear um empreendedor. Não se acomodar e ter iniciativa para transformar as ideias em um plano concreto a ser seguido.
Otimismo
Esta é outra diferença entre a pessoa que vislumbra o sucesso daquela que teme o fracasso. Ser capaz de enfrentar obstáculos é uma das características mais importantes do empresário de sucesso. Ele sabe olhar além das dificuldades e enxergar saídas.
Tino empresarial
O que as pessoas chamam de intuição ou faro empresarial, típicos das pessoas bem-sucedidas nos negócios é, segundo Dornellas, a soma de todas as qualidades descritas acima. Se você reúne a maior parte delas, terá mais chances de empreender com êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário