MUDOU PARA

MUDOU PARA
www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/

www.ralphlichotti.blogspot.com/
www.ralphlichotti.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sem Ciro, Dilma SOBE e Serra DESCE na disputa pela Presidência

Petista aparece à frente do tucano, mas os dois ainda mantêm empate técnico


Levantamento CNT/Sensus divulgado nesta segunda-feira (17) mostra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, com 35,7% das intenções de voto na disputa pela Presidência, contra 33,2% do adversário do PSDB, José Serra. Embora a petista apareça à frente do tucano, o resultado ainda pode ser considerado empate técnico. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pré-candidata do PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar na corrida eleitoral, com 7,3% das intenções do eleitorado.
É o primeiro levantamento do Sensus sem o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Pressionado pelo seu partido, ele deixou a corrida presidencial no fim do mês passado. A pesquisa indica que sua saída acabou beneficiando a candidatura petista, como previa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  O levantamento também reflete a exposição de Dilma nas inserções do PT na TV e nas rádios na última semana.
No último levantamento CNT/Sensus, divulgado no início de fevereiro deste ano, Dilma aparecia um pouco atrás, mas já colada ao ex-governador de São Paulo, com 27,8% das intenções, contra 33,2% do tucano.
Na ocasião, Ciro estava no páreo e aparecia em terceiro lugar, com 11,9%. À época, ao se considerar o cenário com ele, Marina estava em quarto lugar, com 6,8% da preferência do eleitorado. 
Na pesquisa espontânea, na qual não são oferecidos ao entrevistado os nomes dos candidatos, Dilma também aparece à frente. Ela tem 19,8% das intenções, contra 14,4% de Serra. Na terceira colocação aparece Lula, com 9,7%. Lula, que foi reeleito na última eleição, não pode concorrer nas próximas eleições.
A pesquisa considera também os pré-candidatos "nanicos" à Presidência. Neste cenário, José Maria Eymael (PSDC) surge com 1,1% das intenções de voto; Américo de Souza (PSL) com 1%; Mário de Oliveira (PT do B) surge com 0,4%; Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) com 0,4%; Zé Maria (PSTU) com 0,4%; Rui Costa Pimenta (PCO) com 0,2%; Levy Fidelix (PRTB) com 0,1%; e Oscar Silva (PHS) aparece com 0,1% da preferência do eleitorado.
Quando o cenário descarta os nanicos, o tucano passa a petista e aparece com 37,8% das intenções de voto, contra 37% de Dilma. Já 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em Marina, e 6,4% não votariam em nenhum candidato ou votariam branco ou nulo.
Ainda segundo a pesquisa, 13,7% dos entrevistados se disseram indecisos.
Segundo turno

Ainda de acordo com o levantamento CNT/Sensus, Dilma e Serra aparecem empatados em um eventual segundo turno. O ex-governador de São Paulo ficaria com 40,8% e a pré-candidata indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 41,8%. A margem de erro também é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 24 Estados brasileiros entre os dias10 e 14 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 11,548/2010.
Outras pesquisas
Essa foi a segunda vez que a pré-candidata do PT apareceu à frente de Serra. No ultimo final de semana, a ex-ministra da Casa Civil apareceu pela primeira vez à frente do adversário tucano, segundo pesquisa feita pelo instituto Vox Populi. De acordo com levantamento, Dilma tinha 38% das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 35%. 

Em outras pesquisas, porém, Serra tem aparecido à frente da petista. É o caso do último levantamentoDatafolha, divulgado em 17 de abril, quando o tucano tinha 38% da preferência do eleitorado, enquanto a pré-candidata petista surgia com 28%.